Ultrasonografia

A Ultra-sonografia é um método de diagnóstico por imagem que pode auxiliar o clínico veterinário no diagnóstico precoce, no acompanhamento ao tratamento, nos exames pré-cirúrgicos e no diagnóstico precoce da gestação.

É um exame de fácil execução para o paciente e raramente é necessário sedação, possibilita a visualização interna da cavidade abdominal, observando a arquitetura de todos os órgãos internos e analisando as alterações que podem ser encontradas.

Este exame deve ser solicitado em casos de sintomas como perda ou aumento do apetite, emagrecimento, aumento de volume abdominal, secreção vaginal, incontinência urinária, alterações de cio, doenças de pele, traumas em geral.

Atualmente, os animais têm uma expectativa de vida cada vez maior, então se torna cada vez mais comum a realização deste exame sem sintoma nenhum, ou seja, em animais idosos o exame deve ser feito de forma preventiva, como check-up.

O check-up torna-se cada vez mais freqüente na Medicina Veterinária, assim como fazemos conosco. De acordo com a raça, a partir de 7 anos, os animais devem ser submetidos a check-up periódicos, que envolve no mínimo Ultra-sonografia abdominal,e Raio-X de tórax e exames laboratoriais.

A Ultra-sonografia favorece a visualização dos órgãos do abdômen, o Raio-X de tórax favorece a visualização do coração, pulmão e outras estruturas torácicas.  Em conjunto, os exames de sangue (hemograma e bioquímicos) terminam por avaliar as condições funcionais dos órgãos dos animais.

Ultrasonografia de uma cadela de 47 dias de gestação

DÚVIDAS

Seu cão ou gato só tem 1 testículo ou nenhum???

Esta é uma alteração comum em cães e gatos, observa-se a presença de 1 ou nenhum testículo na bolsa escrotal.  Ocorre por causa principalmente genética, então o animal que apresenta esta alteração não deve cruzar, evitando assim transmitir este derito a gerações futuras.

O problema é que o(s) testículo(s) que não está na bolsa escrotal precisa ser encontrado e retirado o quanto antes.  Isto ocorre porque a bolsa escrotal tem temperatura 2 a 3°C menor que a temperatura da cavidade abdominal.  Então os testículos, submetidos a temperatura mais alta do abdomen, tendem a se degenerar e podem virar um tumor, com o passar do tempo.

O que fazer???   A Ultra-sonografia pode ajudar a solucionar este problema.  Através da Ultra-sonografia podemos procurar o testículo na cavidade abdominal a partir dos 7 meses de idade, uma vez localizado, pode ser retirado.  Se não for localizado num primeiro exame é recomendado o exame Ultra-sonográfico periódico (semestralmente ou anualmente) para procurar o testículo, dessa forma se o testículo interno apresentar alteração, ou seja, começar a se tornar um tumor, facilitará a visualização e localização precoce do tumor, auxiliando no tratamento também precoce.

Gestação

O diagnóstico mais precoce para gestação na Medicina Veterinária é a Ultra-sonografia.  Com 25 dias de gestação (às vezes até menos) já se pode visualizar e contar as vesículas gestacionais e observar pulsos cardíacos.

O diagnóstico precoce da gestação é importante porque a fêmea gestante sempre inspira cuidados especiais de manejo e alimentação.

Se aos 25 dias de gestação as vesículas não forem visualizadas no exame, é recomendada a repetição do mesmo após 10 dias para se ter certeza do resultado (esta revisão não é cobrada).

Após o 1º exame para diagnóstico da gestação, deve ser realizado o 2º exame com aproximadamente 45 a 55 dias de gestação.  Neste exame podemos avaliar a morfologia dos fetos, visualizando eventuais alterações, doenças, morte fetal, viabilidade fetal, observar todos os fetos e contá-los.

A contagem dos fetos através da Ultra-sonografia pode não ser totalmente certa devido a sobreposição de estruturas fetais, movimentação materna e fetal, porém temos uma quantidade aproximada de filhotes quase sempre certa.

Drª Solange Carré
CRMV-RJ 5.898