Homeopatia

Embora o termo homeopatia seja familiar para a maioria das pessoas, mencionar a Homeopatia aplicada ao tratamento das enfermidades dos animais causa ainda, em geral, surpresa.

Para auxiliar a divulgar que esta terapêutica surgida no século XVIII, pode ser uma excelente opção no tratamento médico de animais em geral (domésticos, de produção, silvestres, exóticos, peixes, etc.), na VETERINÁRIA TOCA DOS BICHOS você conta com a presença diária das médicas veterinárias homeopatas Yone Bidone e Renata Baumotte, pós-graduadas pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB).

A Homeopatia pode auxiliar não só no tratamento de problemas físicos como também comportamentais, pois os medicamentos atuam simultaneamente nos sintomas físicos, psicológicos e emocionais, promovendo um estado de equilíbrio.

É uma medicina verdadeiramente preventiva, portanto quanto mais cedo o animalzinho for homeopatizado, melhor. Em filhotes podem ser utilizados medicamentos chamados constitucionais que atuarão preventivamente sobre as predisposições esperadas para cada tipo constitucional e temperamento.

Os medicamentos homeopáticos são elementos naturais de origem vegetal, animal ou mineral. Também podem ser utilizados os medicamentos isoterápicos ou bioterápicos, produzidos a partir de tecidos, órgãos ou secreções patológicas de outros organismos, autonosódios quando formulados a partir de material extraído do próprio paciente e alérgenos em geral. De fácil administração e sem efeitos colaterais, os tabletes de lactose são preferencialmente prescritos para animais por se dissolverem imediatamente ao contato com a mucosa oral.

Na consulta homeopática, o caminho do homeopata em busca da determinação do medicamento leva à necessidade de conhecer, com mais amplitude e profundidade, a natureza de seu paciente e seu histórico, doenças passadas, preferências, atitudes, etc.

Dra. Yone Bidone
CRMV-RJ 7.795