Clínica Médica

A Clínica Médica Veterinária é sem dúvida a especialidade veterinária mais utilizada no dia-a-dia do veterinário clínico de pequenos animais.

É o clinico veterinário quem pode passar informações importantes ao proprietário a respeito de seus animais de estimação. Em uma consulta pediátrica, por exemplo, o clínico pode orientar os proprietários com relação à saúde do filhote; dicas de manejo; higiene; orientações sobre alimentação; particularidades e noções de comportamento esperados em cada espécie e raça; desverminação do filhote; programa de imunização (vacinação de animais) adequado, bem como atuar na prevenção de inúmeras doenças, algumas delas transmissíveis ao homem, as chamadas “zoonoses”.

Além disso a Clínica Médica Veterinária atua num serviço de triagem dos animais, pois através da avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente, é possível indicá-lo a uma outra especialidade mais indicada para aquele caso; como a oftalmologia, cardiologia e etc.

Muitas vezes o clínico veterinário necessita de mais dados a respeito do estado físico do paciente, que são impossíveis de serem obtidos no exame físico de rotina e então lança mão de exames complementares, como avaliações hematológicas e bioquímicas séricas, radiografias e ultra-sonografias. Desta forma a formulação do diagnóstico torna-se mais simples e precisa, e as decisões a respeito do tratamento mais adequadas.

Os exames complementares são de suma importância na Clínica Médica Veterinária, pois freqüentemente é através deles que se excluirá uma ou outra suspeita clínica. Imaginemos uma consulta geriátrica, em que o cão, após certa idade passou a tossir. Como saber qual o motivo da tosse? Seria bronquite, alergia, alterações cardíacas? Neste caso uma associação de exames complementares pode excluir algumas suspeitas, ou mesmo confirmar outra; proporcionando assim um tratamento efetivo e a melhora do animal.

Há ainda o conceito de “Medicina Preventiva para animais”, cada vez mais difundido e aceito entre profissionais da saúde e população. Na medicina veterinária não é diferente. É sabido que animais acompanhados de perto por seus veterinários desfrutam de uma vida muito mais saudável, pois se encontram dentro de programas efetivos de imunização e desverminação, controle de ectoparasitos como pulgas e carrapatos, exames físicos e complementares periódicos. Desta maneira qualquer alteração que o animal venha a apresentar, seja física ou psicológica, será diagnosticada em seu estágio inicial, e as chances de tratamento e cura tornam-se muito maiores.

Por isso, não pense duas vezes, leve seu animalzinho periodicamente ao Veterinário!

…………………………………………………………………………………………………………………… Dr. Philippe Kelecom
…………………………………………………………………………………………………………………………..CRMV-RJ 8.185