Acupuntura

Datada de ± 2000 anos A.C, a Acupuntura vem sendo utilizada pelos chineses como meio de tratamento para diferentes enfermidades. Através do diagnóstico pela Medicina Tradicional Chinesa e inserção das agulhas, em certos pontos específicos, o organismo reage equilibrando as suas funções orgânicas. Na Medicina Veterinária, muitas patologias que acometem os animais sejam de origem cardíaca, dermatológica, digestória, respiratória e até mesmo, neurológica e comportamental podem ser tratadas com Acupuntura.  Como exemplo disso, um paciente canino com diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva, em que o coração apresenta uma disfunção, acarretando em sua sobrecarga e aumento de seu tamanho, no que produz sintomas específicos como retenção de líquidos, edema e tosse. A acupuntura irá atuar,tonificando e melhorando seu funcionamento, dispersando os líquidos, evitando que se acumulem no pulmão.

O bem estar é visível na maioria dos casos, mesmo naqueles pacientes em que não se consegue um tratamento satisfatório, com os remédios convencionais.

De forma terapêutica, associada a qualquer outra terapia e com qualquer medicação, a Acupuntura não apresenta qualquer contra indicação.  Inclusive a sua aplicação pode ser feita nas diferentes espécies, podendo ser utilizada em aves (canários, periquitos, papagaios, calopsitas, trinca ferros, etc.) e em répteis, como jabuti.  Nas aves, como exemplo, por terem metabolismo mais alto (o coração bate mais rápido, a sua temperatura é mais alta, em torno de 42 graus, a respiração é mais acelerada, etc.), elas respondem mais rápido aos estímulos das agulhas, com menor tempo de permanência das mesmas.  Nos casos dos répteis em geral, respondem bem ao tratamento com moxabustão (bastão com erva Artemísia prensado, ao qual emite calor ao ser queimada e direcionado no ponto de acupuntura escolhido).  O mesmo método é usado para cães e gatos, só se diferenciam as agulhas e o tempo que elas permanecem no animal.

A acupuntura é um método milenar que hoje consta como especialidade reconhecida na medicina veterinária,ganhando adeptos no mundo todo.

Dr. Andrey Oquim
CRMV-RJ 5.615